Publicado em 25/11/2021

Arq Design: cinco dicas para gerenciar seu escritório com uma estratégia digital eficiente

 

Arquitetas Isabela Almada e Amanda Marques no bate papo sobre gestão profissional de escritórios de arquitetura e de design de interiores, mediado pela jornalista Letícia Wilson.  

Em um mundo conectado, investir em estratégias digitais eficientes reforça a autoridade do seu negócio, independente da área de atuação. A gestão de escritórios de arquitetura e design de interiores deve estar alinhada com a estratégia digital para alavancar o posicionamento profissional também no online. A segunda edição do Talk Arq Design – projeto idealizado pelo shopping Casa & Design e realizado em parceria com a Univali e apoio da revista ÁREA  – recebeu as arquitetas Isabela Almada e Amanda Marques no Boulevard do Shopping Casa & Design para um bate papo sobre gestão profissional de escritórios de arquitetura e de design de interiores, mediado pela jornalista Letícia Wilson.  

O evento, realizado em formato híbrido, difundiu conhecimento prático e de qualidade aos profissionais das áreas de arquitetura e design. Na oportunidade, as convidadas compartilharam conhecimento e experiência sobre gestão de escritório, posicionamento, nicho de mercado e comunicação assertiva. Confira a seguir as dicas das profissionais para melhorar o posicionamento digital do seu escritório de arquitetura e design de interiores:

  1. Desenvolva um plano de ação eficiente 

Para se posicionar estrategicamente no meio digital, as profissionais recomendam promover uma imersão no seu próprio negócio e realizar uma análise de mercado. Iniciativa que permite identificar nichos e oportunidades, tornando viável traçar um plano de ação eficiente que envolve marketing on-line e off-line. 

  1. Construa autoridade com conteúdo exclusivo, relevante e de qualidade

Produzir conteúdo exclusivo, relevante e de qualidade é considerado uma estratégia digital eficiente para atrair e engajar seu público-alvo. Ao invés de focar em estar presente em todas as plataformas, é recomendado desenvolver um planejamento de conteúdo consistente e direcionado para os canais com maior potencial de interações com seus clientes e potenciais clientes. Durante o talk, Amanda Marques, Sócia Fundadora da escola online AM Cursos Online, pontuou a importância de definir ações estratégicas para alavancar o posicionamento digital. “Muito cuidado com as métricas, com as tendências e a necessidade de onipresença digital. Foque em conteúdo – de qualidade, exclusivo, verdadeiro, relevante – e em como torná-lo estratégico para que seja facilmente encontrado no meio digital”, alerta. 

  1. Crie um planejamento consistente para alcançar maturidade digital 

Isabela Almada, Sócia Fundadora do escritório TAO Arquitetura de Blumenau, abordou o desafio em equilibrar a paixão profissional e o tempo e esforço dedicado para promover um posicionamento digital estratégico. Para ela, a resposta está em gerenciar as rotinas do escritório, a dinâmica das pessoas e processos e o tempo disponível (recurso que parece cada vez mais escasso).  “Esse processo de entendimento do escritório com um negócio passa pela compreensão do profissional em relação ao seu papel nessa estrutura, o seu diferencial em seu nicho de atuação e do posicionamento que deseja assumir no mercado”, destaca.  

 

  1. Monitore seus resultados

Além de planejar e estruturar uma estratégia digital eficiente, é preciso monitorar e mensurar a performance dos resultados para direcionar as ações. Não desanime caso os resultados não sejam satisfatórios de imediato. O acompanhamento e análise contribuem para aperfeiçoar a tomada de decisão buscando obter melhores resultados.  

 

  1. Potencialize suas estratégias digitais

Busque alternativas para potencializar suas estratégias digitais, seja investindo em publicidade para aumentar alcance e visibilidade do seu negócio ou mesmo organicamente por meio do relacionamento com seu público. A edição inédita do ArqDesign consolidou o sucesso da iniciativa que passa a ser uma ação permanente de conteúdo do Clube Casa & Design. 

Texto: Bianca Escrich para Casa de la Gracia Comunica

Foto: Douglas Walker