Publicado em 19/10/2016

Curso ensina a produzir tintas naturais

 
oficina-cores-da-terra
Professora da Fantep ministra oficina gratuita no dia 21 de outubro

Ensinar a produção de tintas naturais, não tóxicas e de baixo custo é o objetivo da oficina gratuita “Cores da Terra”, que acontece no dia 21 de outubro, durante a 15ª Semana de Ensino, Pesquisa e extensão (Sepex), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A iniciativa terá como ministrantes Flávia Simão Lapa Rotini, professora de Filosofia e Responsabilidade Socioambiental da Faculdade de Tecnologia Nova Palhoça (Fatenp) e Marcelo Venturi, Agrônomo e doutorando em Geografia na UFSC.    
 
“Iremos utilizar uma técnica simples, criativa e sustentável, à base solos argilosos de diferentes tonalidades, e cujo produto final pode ser aplicado em alvenaria interna e externa, madeira, papel e artesanato, por exemplo”, explica Flávia, que é engenheira agrônoma com mestrado em Biologia, ambos pela UFSC, onde, agora, começa a cursar doutorado. Trabalhou durante 12 anos como extensionista rural, pesqueira e indigenista,
como autônoma em processos de regularização fundiária e licenciamentos ambientais e como educadora no Programa Pró Jovem do Campo.
 
O mesmo processo de confecção de tintas naturais foi ensinado na comunidade indígena Guarany do Morro dos Cavalos, quando Flávia era professora do ensino médio da Escola Itaty, unidade que funciona dentro da aldeia. “A oficina é uma forma de estimular a criatividade, o respeito e a sensibilidade em relação à Terra, apresentando alternativas artísticas que propiciem uma maior consciência ambiental”, diz.
 
A oficina, com duração de 6 horas, terá conteúdo teórico (materiais que podem ser utilizados para confeccionar as tintas; tintas para diferentes finalidades, e cálculos sobre materiais necessários e quantidades) e prático (produção das tintas e pintura de um painel). São 15 vagas disponíveis e podem se inscrever pessoas a partir de 15 anos, com ou sem experiência em artes plásticas. As inscrições já estão abertas!
 
SERVIÇO
O quê: Cores da Terra, oficina de confecção de tintas naturais.
Quando: 21 de outubro, às 9 horas.
Onde: Hall em frente ao Centro Acadêmico do Centro de Ciências Agrárias/UFSC, Rod. Ademar Gonzaga, 1346. Itacorubi. Florianópolis.
Quanto: Gratuito
 
Inscrições: Entre 14 e 19 de outubro, pelo site  https://sg.sepex.ufsc.br/