Publicado em 13/06/2018

10 ª edição do anuário ArqSC será lançada neste sábado

 

Simone Bobsin e equipe que participou do processo criativo do ArqSC 2018 - Foto Willian Crippa.jpg
Edição comemorativa traz projetos de escritórios de Santa Catarina e  destaca, com o apoio de um grupo de curadores, o movimento nacional nas artes e no design  

Transbordar além das páginas, ir além, extrapolar a experiência do conteúdo nas plataformas impressa e online. Era o que sentia, como intenção de novo fôlego e propósito, a jornalista Simone Bobsin. Em tempos como os de hoje - onde muitas editoras fecham as portas - ressignificar-se era mais assertivo e verdadeiro. 

A partir deste cenário, há pouco mais de um ano, a publisher convidou profissionais da arquitetura e arte para colaborar com seu processo criativo. Estava em pauta a 10ª edição comemorativa do anuário, as dúvidas sobre como seguir na contramão de um mercado editorial que só encolhe. No entanto, também a certeza de que a publicação, ao longo de uma década, não só apresenta conceitos por meio de projeto, mas documenta e resguarda em suas páginas um recorte da memória e da produção arquitetônica catarinense. Assim segue revigorado o Anuário ArqSC assumidamente transbordando os campos do conhecimento ao fazer pontes entre arte, arquitetura, design.

O lançamento para profissionais do setor - arquitetura, design -, parceiros e formadores de opinião será no próximo sábado, 16 dejunho, às 10h30, na Natuzzi Florianópolis, no SC-401 Square Corporate, em Florianópolis. 

 “Repensar o contexto e os movimentos que vivemos faz parte da trajetória da publicação. Por isso, fazemos aquilo que ainda acreditamos ser verdadeiro. Temos que fazer da experiência um caminho para evolução e descobrir novas práticas editoriais - sejam impressas, no digital e até presenciais, para que tenhamos maior relevância neste mercado em profunda ressignificação”, ressalta Simone.

Arquitetura e Arte

Quem acompanha o ArqSC sabe que a arte e a arquitetura têm uma relação intrínseca. Tal conexão sempre ganhou notórias páginas, aproximando ainda mais estes dois públicos que têm papeis transformadores na construção de uma sociedade. E nesta edição não poderia ser diferente: a arte também transborda e além de marcar presença no conteúdo editorial, ela veste a revista. A artista plástica Juliana Hoffmann emprestou a sua obra, que foi impressa em uma sobrecapa - para abraçar a publicação.

Da cena artística o anuário traz uma retrospectiva sobre os 70 anos do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) com texto exclusivo assinado pelo curador da instituição Josué Mattos. Tem matéria do novo Centro Cultural que Florianópolis irá ganhar em breve.

Na parte de arquitetura e interiores 42 projetos estampam as páginas e ainda uma entrevista com Yamandú Carlevaro, arquiteto uruguaio que fincou suas raízes na Capital Catarinense e influenciou toda uma geração de profissionais. E mais leitura sobre o design com seus novos paradigmas e o impacto no urbano provocado pelos movimentos coletivos.

"Vamos transbordar também estendendo o conteúdo em eventos, palestras, numa programação que logo será anunciada. Dando continuidade aos assuntos, rodas de conversa e expansão do pensamento", avisa Simone, que também assina a curadoria de conteúdo do Portal ArqSC.O ArqSC tem periodicidade anual e é dirigido a um público diverso. Com 176 páginas, o anuário será  comercializado em bancas, livrarias por R$ 20 e estará disponível no meio digital. A publicação ainda será distribuída a um mailing específico da área de arquitetura, urbanismo e afins.
​ 

 *Por assessoria de imprensa

 

SERVIÇO:

O que: Lançamento 10ª edição do Anuário ArqSC - Transborda

Quando: 26 de maio

Horário: a partir das 10h30

Onde: Natuzzi - SC 401 Square Corporate

Valor: R$20,00 o anuário ArqSC