Publicado em 19/08/2019

Antiquário Vecchio Design é premiado por seu projeto inovador

 

0dde9a441e07cd7ce84962f8c3b009923caf2228/9268$antiquário.jpeg (1280×850)

 

Construção rápida e linguagem contemporânea da operação que fica no Shopping Casa & Design, são destaques em prêmio entregue pela CDL de Florianópolis.

Louças, talheres e cristais com muitas histórias, uma seleção especial de chás, além de um espaço para confraternizar entre amigos e celebrar datas. Essa união de objetos antigos com boas conversas é que dá vida ao Vecchio Design, que também impressiona do lado de fora! A sensação que se tem ao ver o projeto pela primeira vez é de aquela caixinha preta veio direto da França e aterrizou no Shopping Casa & Design.

O antiquário cheio de bossa já era um sonho antigo da proprietária Lúcia Furtado de Mendonça e ficou mais perto da realidade quando ela conheceu o projeto container da arquiteta Larissa Gransotto em parceria com a sua mãe, a designer Laura Gransotto na Casa Cor SC.. A iniciativa chamou a atenção de Lúcia, que soube imediatamente que aquele era o ponto de partida para o seu futuro empreendimento.

Foram muitas conversas até chegar no resultado perfeito. A missão da dupla criativa, que toca o Add Studio, era “encontrar soluções funcionais/formais de uma loja, de modo a destacar os produtos especiais e as peças de design de muitas épocas”, conta Larissa. “O briefing era que o projeto  de 25 m2 tivesse uma conexão com o entorno (praça, lojas e restaurantes), que os produtos pudessem ser vistos também da rua, que a construção fosse rápida e tivesse uma linguagem contemporânea, mas com elementos clássicos. Buscamos também uma implantação que ficasse visualmente agradável aos visitantes do Shopping Casa & Design que circulassem pelo boulevard,” complementa.

Com uma estética leve e atrativa o projeto foi tão bem sucedido que, mesmo com seus poucos meses, já recebeu um prêmio por se destacar no varejo de Florianópolis. A honraria foi concedida pela CDL - Câmara dos Dirigentes Lojistas, que convidou a ASBEA -  Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura - para fazer a seleção de empreendimentos que provam que o varejo físico não morreu.

Critérios - Os critérios estabelecidos, em que o antiquário se destacou, foram: experiência do consumidor, relação com o entorno, conexão com a cidade, design e experiência de marca, modelo de negócio e economia de recursos. Com  o resultado, a Vecchio passou a fazer parte do Roteiro de Inovação em Florianópolis, junto a outras 28 lojas. O merecido destaque não impressiona, afinal desde o início, o antiquário nasceu para acrescentar ao shopping uma deliciosa experiência “dolce far niente”, que vai muito além dos produtos oriundos de todos os cantinhos do mundo com excelente curadoria. Ali, existe dedicação e muita compreensão sobre o mercado. Ao unir isso a grandes profissionais, o reconhecimento é quase natural.  Afinal, o que mais se pode desejar além de bons papos regados a cultura e integração com o entorno? Todos nós merecemos um pouquinho dessa agradável ociosidade. Che figo! 

 

Por Naiara Lima

Foto: Vítor Furtado de Mendonça