Publicado em 28/11/2018

André Pardini inaugura expô na Galeria Pedra

 

andré pardini-8.jpg

“Rios de Asfalto” é uma série de monotipias, escultura e instalação inspirada em rios canalizados, esquecidos e poluídos de grandes metrópoles 

Na próxima quinta-feira, dia 2911, a Galeria Pedra, que se localiza no hotel boutique Casa Quatro Oito, recebe a exposição “Rios de Asfalto”, do artista visual, grafiteiro e coordenador da galeria André Pardini. Aos 29 anos, André é uma das revelações na área. Formado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), a série de monotipia é um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2015 no atelier de gravura da universidade, enquanto Pardini trabalhava como monitor.

Fruto do acaso e da experimentação, o artista utiliza como materiais principais asfalto e água sobre papel. O resultado obtido fez com que Pardini encontrasse uma relação direta com a história dos rios de São Paulo, sua terra natal: o asfalto cobrindo a água no processo de urbanização da cidade, o curso dos rios sendo modificados, os rios e os córregos canalizados. Em Florianópolis, Pardini se debruçou na pesquisa sobre o Rio da Bulha, que possui nascentes no Morro da Caixa e corre embaixo de uma das principais e mais populares avenidas da cidade, a Hercílio Luz.

 - Mergulhei fundo para descobrir o que aconteceu com muitos rios durante o processo de urbanização de grandes centros urbanos. Acredito que a arte tem o poder de sensibilizar e evidenciar situações como essas e trazer para o debate. Isso me inspira - conta Pardini.

CORPOS DAGUA OFICIAL (1).jpg

Além das obras, haverá uma escultura com canos retirados de sucatas e uma intervenção. A exposição fica em cartaz até dia 10 de janeiro de 2019 e está aberta ao público nas quartas, sextas e sábados, das 18h às 22h (de 24 de dezembro a 02 de janeiro de 2019 a galeria estará fechada).

— Desde que inauguramos a Galeria Pedra, em outubro, ela vem cumprindo o objetivo de fomentar a cena das artes plásticas e visuais na Ilha e ser um espaço de encontros e conexão entre artistas e público — explica a empresária Bianca Pereira. Além de participar de mostras coletivas em Florianópolis, Pardini expôs em São Paulo no primeiro semestre e, em dezembro, apresenta seu trabalho em Campinas (SP). Depois de “Rios de Asfalto”, está confirmada a exposição de aquarelas do artista Nestor Jr. e, em seguida, a série de videoinstalações da fotógrafa e multimídia Juliana Stringhini. 

 

Serviço:

O quê: Exposição “Rios de Asfalto”

Quando: de 29 de novembro a 10 de janeiro de 2019. A galeria abre às quartas, sextas e sábados, das 18h às 22h (de 24 de dezembro a 02 de janeiro de 2019 estará fechada)

Onde: Galeria Pedra, na Casa Quatro Oito (Rua João Henrique Gonçalves, 1.005 - Canto dos Araçás - Florianópolis)

Entrada gratuita 

 
Fotos: Lucy Hallak
Texto: Melissa Hoffmann