Publicado em 17/07/2017

Shopping Casa & Design anuncia os projetos vencedores do Prêmio Top 100 Kaza 2017

Décima edição do prêmio consolida trabalho de alguns dos principais escritórios de arquitetura de Santa Catarina

O Shopping Casa & Design anunciou os cinco projetos vencedores do Concurso Top 100 Kaza 2017, que reconhece por meio de avaliação técnica e escolha do público os melhores projetos de interiores, residenciais ou comerciais na Grande Florianópolis. Promovido pela revista Kaza, o Top 100 chega à décima edição em 2017 consolidando o trabalho dos mais renomados escritórios de arquitetura de Santa Catarina. Os ganhadores são dos escritórios Ana Trevisan Arquitetura + Paisagismo, Araújo + Malinski Arquitetura e Design, Marchetti Bonetti +, Juliana Pippi e Robson Nascimento, que terão seus trabalhos publicados na revista Kaza, ao lado dos vencedores de todo o país. A premiação nacional acontece entre os dias 28 de setembro e 1o. de outubro, no Tivoli Ecoresort, na Praia do Forte (BA).

Neste ano, a premiação teve novas regras para  a escolha dos vencedores: os cinco projetos selecionados passaram pelo crivo do público, em votação aberta nas redes sociais, pela equipe de jurados, formada por jornalistas e representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/SC) e por uma comissão de lojistas do Shopping Casa & Design.

"Com estes novos critérios para escolha dos melhores projetos, a Premiação ficou mais inclusiva, reunindo desde voto do público ao de profissionais do setor e especialistas, o que reforça o mercado de arquitetura e design na região", destaca Celso Furtado de Mendonça, diretor do Shopping Casa & Design.

De acordo com Celso, esta parceria com a revista Kaza, que completa uma década em 2017, está sendo fundamental para dar visibilidade nacional a projetos e profissionais da região em meio às dificuldades econômicas dos últimos anos. "Incentivar a qualidade e eficiência dos projetos, além da competência dos profissionais envolvidos é a melhor resposta para enfrentarmos crises. Além disso, acreditamos no poder do relacionamento, um propósito que nos leva a incentivar parcerias como essa com a Kaza", resume.

Profissionais destacam reconhecimento público e técnico

O novo formato de escolha dos melhores projetos foi destacado pelos profissionais reconhecidos tanto pelo público quanto pelas comissões de jurados e lojistas. "O voto popular foi uma iniciativa muito importante, pois dá chances iguais a todos os concorrentes. Fizemos uma campanha em uma grande rede, envolvemos muita gente, e vibrávamos muito com cada nova curtida", ressalta Ana Trevisan, vencedora nesta categoria. O projeto apresentado foi o de uma clínica de dermatologia com estilo atemporal e clássico, atualizado com acabamentos e materiais que trouxeram aconchego e conforto para os ambientes. "É o nosso segundo prêmio na área de arquitetura de interiores, uma vertente de nosso escritório que ainda poucos sabem que temos", comemora.

Carlos Malinski, sócio de Alex Araújo na Araújo + Malinski Arquitetura e Design, celebrou a vitória na primeira experiência em um concurso deste segmento: "nossa parceria é relativamente recente e esse reconhecimento reforça uma sinergia entre os profissionais, um grande impulso para a evolução de nosso trabalho". O projeto apresentado, a Cobertura Escandinavo Industrial, transita entre diferentes estilos e conceitos, numa linguagem cosmopolita e personalizada. "Buscamos parcimônia e coerência, para chegar a uma composição harmônica aliando conforto, funcionalidade, design e estética".

A simplicidade também foi a tônica do projeto do escritório Marchetti Bonetti +. "O grande diferencial foi a sintonia muito fina entre o projeto de arquitetura e o de interiores. Nossa concepção foi muito simples, básica, mas buscando uma sinergia entre esses dois projetos", define Giovani Bonetti. Para Thaís Marchetti, a conquista neste ano foi valorizada pelos novos critérios, que valorizam o conteúdo e "colocam em primeiro plano a produção da arquitetura local".

O reconhecimento dos projetos catarinenses e a projeção nacional oferecidas pelo concurso é um dos fatores que motiva a arquiteta Juliana Pippi a participar constantemente desta iniciativa: "O evento nacional é uma excelente oportunidade para trocar informações com profissionais de todo o país, além das palestras inspiradoras e motivadoras". Neste ano, Juliana apresentou um projeto de interiores que valoriza o uso da madeira e um lifestyle contemplativo, repleto de luz natural e amplitude de espaços.

O projeto apresentado pelo escritório Robson Nascimento seguiu a tendência contemporânea de usufruir de todos os espaços, nada fica sem uso. A utilização abundante da luz natural também fez a diferença. “Além de sustentável tornam os espaços mais agradáveis” explica Robson. Sobre o prêmio, o arquiteto ressalta que é um orgulho estar novamente entre os Top100. “Uma das maiores premiações de reconhecimento do país”, afirma.

Sobre o Shopping Casa & Design -  Inaugurado em agosto de 2001 é o maior complexo de lojas de decoração de Santa Catarina. A presença de conceituadas grifes nacionais e produtos de qualidade superior consolidam o Casa & Design como um dos mais completos fornecedores para o setor de arquitetura e design de interiores. Situado às margens da SC-401, rodovia de acesso às praias do norte de Florianópolis/SC, os mais de 9.000 m2 de área abrigam 31 unidades, com estacionamento gratuito. O empreendimento oferece ainda opções de gastronomia e serviço.

Fotos: Fabrícia Pinho

Confira na galeria de fotos a noite de celebração,  no La Cave Gastro Bar do Prêmio Top 100:

[gallery columns=“6” ids=“6402,6413,6394,6398,6400,6411,6389,6391,6387,6392,6393,6412,6409,6399,6390,6401,6388,6405,6395,6404,6396,6403,6397,6406”]