Publicado em 05/03/2018

O vinho inspira a arquitetura de uma loja inusitada

_DSC6443 (2).jpg

Criar uma arquitetura surpreendente, que marcasse a presença da loja no centro de Florianópolis e revelasse uma forma diferenciada na venda de vinhos e afins, foi o desafio do escritório +2 Arquitetura, dos arquitetos André Manara e Luciana Decker, para a implantação da loja Santa Adega, num espaço de 270m2 que comporta uma loja de vinhos, winebar, sala de eventos e treinamentos.

O ato de girar a taça de vinho, além de revelar aromas únicos nos apresenta uma palheta de cores incríveis e inspiradora. Esses tons marcantes conceituam o projeto da fachada, com sua imponência - criada por 1380 peças em pinus auto clavado -- revelando uma volumetria insinuante. Esta foi modulada através de uma grelha metálica permitindo que as peças de madeira fossem instaladas individualmente e garantindo que o desenho proposto fosse alcançado de forma precisa.

Para a marcação da porta principal e vitrine foi construído um pórtico com estrutura metálica revestido na cor preta, juntamente com madeira de demolição encerada que envolve o restante da fachada principal.

_DSC6371 (1).jpg

Em seu interior, a escolha por texturas amadeiradas claras e paredes revestidas em textura de concreto compõe a loja de forma leve fazendo com que o mobiliário de exposição do produto, executado em estrutura metálica pintada na cor grafite, valorize a exposição dos produtos. Cubos de mdf com as mesmas cores das peças da fachada criam esse elo e geram pontos de destaque dentro da área de vendas.

A iluminação também foi pensada de modo a destacar os produtos. Para o mobiliário de vinho, em paredes e ilhas, foram utilizadas fitas de led tom neutro. No teto alto foram usados trilhos com spots orientáveis permitindo maior dinamismo na iluminação. No lounge, winebar e mesas de atendimento foram utilizados pendentes com acabamentos diferenciados a fim de reforçar a características destes espaços.

Para minimizar o impacto dos pilares no meio da loja, eles foram pintados em tom grafite e usados para a colocação dos terminais de atendimento. Para unir estes pilares reforçando esse eixo central foi criado um pergolado em mdf amadeirado pendurado por peças metálicas. Entre eles foi colocada uma mesa de madeira bruta com pés metálicos e pendentes em acabamento cobre com lâmpadas de filamento.

Nas janelas laterais da edificação, que se abrem para um jardim, foram usadas cortinas em tecido na cor vinho. Estas enquadram a visualização de um painel fotográfico fixado no muro lateral com imagens de vinhedos. Nessa mesma parede foi projetado o lounge para recepção dos clientes assim como um winebar. Ao fundo desse conjunto foi criado um armário em aço corten e mdf grafite que comporta biblioteca, winestation (máquina para a degustação de vinhos pré-definidos) e um grande aquário para colocação de rolhas.

Este armário define a separação da loja do espaço de eventos, onde encontramos uma mesa de 12 lugares e pendentes na cor marrom. Ao lado deste, separado por portas deslizantes de vidro, fica o espaço de treinamento e cozinha gourmet. O mobiliário modulado com pés retráteis permite um dinamismo ao uso do espaço.

_DSC6394.jpg