Publicado em 15/07/2021

Natália Xavier assina o Veredas Autoria Design, na CASACOR/SC

6K1A5235.jpg

Em sua terceira participação na mostra a Arquiteta faz homenagem a designers brasileiros

 Aristeu Pires, Alfio Lisi, Lairana são alguns nomes da história nacional presentes no ambiente assinado pela arquiteta Natália Xavier nesta CASACOR/SANTA CATARINA. A profissional decidiu fazer do espaço uma homenagem ao que considera ser o DNA do mobiliário brasileiro com sua diversidade de formas e abordagem da função.

A proposta, segundo ela, é fazer uma reverência por meio de uma das maiores obras da literatura nacional. O livro Grande Sertão Veredas, romance experimental modernista escrito pelo autor brasileiro João Guimarães Rosa, inspira o espaço “Veredas Autoria Design, por Natália Xavier”.

“As peças do Aristeu que, de um modo em geral, misturam elementos europeus e nativos, parte da mistura do que constitui o que é nosso, como a estética que lembra os móveis escandinavos, mas têm a graça, o dengo, das mulheres brasileiras. Assim como o uso de materiais como a corda de algodão, a palha, o couro natural e madeiras como Jequitibá e Louro freijó, também tipicamente brasileiras. Além do mármore tipo Calacatta do qual, hoje, o Brasil é um dos maiores fornecedores”, esmiúça a arquiteta.

O inventário de brasilidade não fica neste parágrafo. Natália insere a pintura da artista Lairana “Leques de Quintal” na cena com peças do designer Alfio Lisi. “A poltrona Leme esteticamente lembra uma rede, peça tipicamente indígena. O banquinho Abaporu que, não só pelo nome que é de origem Tupi-Guarani, mas também por sua estética que lembra os banquinhos usados pelo homem simples do campo em diversas regiões do país, culturalmente têm origem nos banquinhos indígenas. Além disso, especificamente este banquinho leva no assento uma xilogravura do artista de cordel J. Borges”, conta.

Os desdobramentos da palavra “vereda” seguem o processo da arquiteta, que complementa o significado “caminho secundário pelo qual se chega mais rapidamente a um lugar. “O que é extremamente simbólico e pode sugerir um atalho para se chegar a um lugar paradisíaco; ou seja, a proposta do ambiente”, arremata Natália. Nos 70 m² desta sala de estar/jantar a associação ainda está presente ainda na cor da tinta, ‘Grandes Sertões’ e nas peças assinadas por nomes como Ronald Sasson, Maria Cândida Machado, Arthur Casas, além dos citados Aristeu Pires, Alfio Lisi e Lairana. O ambiente é um convite ao Brasil e toda a sua riqueza e beleza natural.

 

Sobre a CASACOR

Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. A mostra reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2021 chega à sua 35ª edição em São Paulo, com 15 praças nacionais (Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ribeirão Preto), e mais quatro internacionais (Miami, Bolívia, Paraguai e Peru).

 SERVIÇO:

O que: CASACOR / Santa Catarina - Florianópolis

Quando:18 de julho a 29 de agosto

Terça a sábado: das 13h às 21h

Domingos: 13h às 19h

Texto: Agência A 

Fotos: Camila Carniel