Se não é possível comprar, é possível alugar. Tem de tudo: carros, bolsas, roupas, imóveis, barcos. Quase o que a gente pensar no mercado de luxo.
Pessoas que buscam esse tipo de aluguel normalmente perseguem uma experiência, e não o fato de ser dono ou ter algo. Isso casa perfeitamente com, por exemplo, o serviço de aluguel de carros de luxo. O mercado brasileiro de aluguel de carros aumentou de 10% a 20% ao ano nos últimos 15 anos. Hoje, tem carca de 1,5 milhão de veículos disponíveis nesta categoria, de acordo com dados da Solution4Fleet, consultoria de gestão para locadoras e concessionárias.
Para os próximos 20 anos, a previsão é que o número de veículos para alugar salte para 15 milhões. E que a assinatura de carros para pessoas físicas ocupe cerca de 60% deste total. O setor de carros de luxo tem grande participação nesta previsão – já que pessoas da classe A e B já consomem este tipo de serviço. Érica Lima, da BB Profit Cars, diz: “Cada vez mais as pessoas estão procurando por custo-benefício, e na locação elas encontram isso. Muitas pessoas não conseguiram ainda ter o carro dos sonhos, devido ao valor dos veículos hoje aqui no Brasil. Isso fica fora da realidade de muitos Brasileiros. E com a locação eles podem ter essa oportunidade. Você pode ter um carro de luxo sem se preocupar com a venda dele, se perderá dinheiro com isso ou não. Além de não ter que se preocupar em pagar IPVA, manutenção preventiva, seguro. Isso gera valor, gera lucro ao consumidor”.
Ela, seu marido Rogério Alves Lima e o sócio Bruno Sousa Rodrigues, gerenciam uma empresa que oferece um serviço de assinaturas e aluguel de carros de luxo que fatura de R$ 800 mil a R$ 1 milhão ao mês. Oito meses após iniciar o empreendedorismo da BB ProfitCars, o projeto movimentou mais de R$ 7 milhões desde o início. O negócio funciona por meio de assinaturas inteligentes. Os clientes têm acesso a carros novos com descontos de até 40%, contando com cashbacks, bônus e dependendo do plano escolhido, o retorno pode ser de até 70%. Além disso, a empresa oferece benefícios como pagamento do IPVA, seguro e manutenção preventiva.
A empreendedora conta que a mais nova empreitada é o mercado de MotorHome. A ideia é trazer experiências únicas para os clientes. “O mercado de motorhome está crescendo significativamente. A procura por essa modalidade já é algo que vem chamando a atenção. Quem não deseja uma aventura no final de semana com familiares e amigos? Colocar o pé na estrada e conhecer lugares? Com um motorhome isso é facilitado ainda mais, pois são diversas oportunidades que essa modalidade agrega na vida dos brasileiros, assim como já agrega na Europa”, afirma Érica Lima, da BB ProfitCars.
Aluguel se estende para outros objetos desejados
Por uma taxa fixa mensal, que varia entre 150 a 200 dólares, é possível usufruir de um relógio Rolex por algumas semanas. Depois, enviar de volta e pegar outro de outra marca de luxo. Joias e obras de arte também estão incluídas no modelo de negócios, apesar de poucas empresas ainda apostarem neste tipo de negócio no Brasil. Enquanto isso, serviços de aluguéis de vestuário ou acessórios, de marcas como Prada, Chanel ou Louis Vuitton, já estão no mercado há algum tempo.
Além desses itens, outro mercado que segue com procura na cidade de São Paulo, a mais rica do país, é o imobiliário. O mercado imobiliário de luxo e alto luxo registrou nos dois primeiros meses de 2022 um aumento de 14% no volume de lançamentos em comparação a janeiro e fevereiro do ano passado, segundo uma pesquisa da consultoria Brain — Inteligência Estratégica. De acordo com consultores imobiliários e especialistas no mercado, jovens empreendedores, fundadores e sócios de Startups, por exemplo, chegam a alugar apartamentos de 30, 50 até 110 mil reais mensais.
Texto: Elaine Oliveira/ Yeux Comunica
Fotos: Unsplash Yash Parashar (Rolex) / Luiz Felipe (Porsche) e
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