Liberdade, sofisticação e conforto permeiam este ambiente, que possui uma paleta harmoniosa de cores e móveis repletos de estilo
Uma composição iluminada, cheia de vida e frescor. Assim pode ser definido o espaço criado especialmente pelo arquiteto Ricardo Pedersen para a Masotti Floripa. "Pensei em uma proposta bem clean, que remete à esperança, tão importante neste ano difícil", comenta. A vitrine ganhou um nome sugestivo para combinar com a proposta: Freedom - Liberdade para Transcender. Não poderia ter sido melhor escolhido, já que a flexibilidade e a paleta harmoniosa de cores despontam como características marcantes do projeto. Dourado e branco permeiam a composição, com destaque para a base das cadeiras (modelo Mona, da Masotti) e para as imponentes luminárias (Cavalo Branco, também disponíveis na Masotti).
"O branco é a mistura de todas as cores. Acredito que é um tom que nos ajuda a filtrar energias positivas e negativas. Consegue trazer a clareza que precisamos para 2021", diz Ricardo. Em relação ao dourado, ele comenta que a tonalidade está em alta, pois trata-se de uma variação mais sofisticada do amarelo (eleito pela Pantone como uma das tendências atuais). Note que o profissional utilizou a cor apenas em alguns detalhes do ambiente, como se fossem pinceladas, o que deu mais leveza ao contexto.
Essa premissa, inclusive, também foi adotada para a escolha do mobiliário. A mesa de jantar (criada pelo designer Maicon Maccagnan) tem uma base de couro, mas por ser branca e ter formato orgânico, deixa tudo mais leve. As poltronas seguem a mesma linha: têm encosto baixo, particularidade que reforça a harmonia. O espelho ao fundo (modelo PN 400, de 100 x 200 cm) dá a amplitude necessária à sala de jantar. Outra característica inerente ao projeto é a liberdade. Isso porque é totalmente versátil, podendo ser reproduzido em lares de pessoas com diferentes perfis. "Atende aos anseios de clientes com necessidades e propostas variadas, assim como acontece com o mobiliário da Masotti", ressalta o profissional. Podemos verificar isso no balanço, feito artesanalmente para o ambiente. É uma peça única, que dá as boas-vindas aos convidados, remetendo à natureza.
Pontos de luz: destaque em peças estratégicas
A iluminação é, sem dúvidas, um dos principais componentes de um projeto residencial. Quando bem planejada, é capaz de realçar detalhes e assegurar um clima mais confortável. "É o que temos de melhor num ambiente", pontua Ricardo. Ele especificou pontos de luz cênicos indiretos no intuito de conferir maior leveza e valorizar os móveis. O lustre principal, por sua vez, foi feito artesanalmente. É uma peça única, que garante uma identidade bem marcante ao espaço. Aliás, o pendente reflete bem o conceito que dá nome à criação do arquiteto. "A vitrine representa a liberdade de criar, sonhar e ir em busca do que se deseja, sem se prender a rótulos. Sejamos livres", ressalta.
Texto: Ju Duarte para Casa de la Gracia Comunica
Fotos: Fernando Willadino