Sob o olhar do rio-pretense Beto Cocenza, idealizador e curador do BOOMSPDESIGN, a mostra traz para o país o ‘crème de la crème’ dos segmentos, proporcionando discussões, atualizações e maneiras de explorar, transformar e ressignificar o design em toda a sua essência.
O italiano não só estará presente em diversos eventos, como assina peças exclusivas e fará ativações de instalações que remetem à herança de sua família
Parte do calendário oficial da arquitetura, design e arte brasileiro, o BOOMSPDESIGN chega a uma nova edição que promete enriquecer ainda mais o seu legado como um dos eventos âncora da DW! Semana de Design de São Paulo. Sob o olhar do rio-pretense Beto Cocenza, idealizador e curador desse que já é um marco como Fórum internacional de Arquitetura, Design e Arte, o BOOMSPDESIGN traz para o país o ‘crème de la crème’ dos segmentos, proporcionando discussões, atualizações e maneiras de explorar, transformar e ressignificar o design em toda a sua essência.
Com apoio da Ilion Partners e DW! Semana de Design de São Paulo, para abrilhantar ainda mais essa edição, durante uma semana o BOOMSPDESIGN transforma o Terraço COPAN, um dos mais importantes e emblemáticos edifícios da cidade de São Paulo, na Meca de promoção a cultura do design e suas conexões com a arquitetura e a arte, junto com a Exposição Coletivo DESIGN 2x2, união de diversos artistas, marcas e arquitetos com projetos diversificados.
“Levar o BOOMSPDESIGN para o Terraço COPAN é mais que somente ocupar um espaço de vista inigualável. É reverenciar em grande estilo um dos símbolos da arquitetura moderna brasileira, com assinatura do mestre Oscar Niemeyer, e que sobreviveu as agruras do tempo e do declínio do centro da cidade de São Paulo, mantendo-se majestoso e figurando como eterno protagonista após a revitalização de toda aquela área”, revela Cocenza.
Mas as novidades não param por aí. Homenageado como Designer do Ano do BOOMSPDESIGN 2023, o italiano Francesco Maccapani Missoni não só estará presente em diversos eventos, como assina peças exclusivas e fará ativações de instalações que remetem à herança de sua família, que marcou a moda com o padrão do fio zig-zag e o modo único de trabalhar com as cores. O resultado são padrões abstratos, esquemas geométricos, disseminações ordenadas numa espécie de pontilhismo que, à primeira vista, parece feito por computador ou à máquina.
“É um privilégio poder mostrar o jeito da família Missoni de lidar com as cores e nossa tradição da tecelagem. Mais que isso, é uma viagem de volta às origens do tecer e das tramas tradicionais, em que as variações dependem da maior ou menor largura das tiras de papel”, comenta Francesco. Isso é apenas o começo, afinal, sempre buscando novos questionamentos e formatos a fim de ativar o olhar crítico e formar opinião, o BOOMSPDESIGN transforma não só o COPAN, como as regiões de Moema e Avenida Paulista, em verdadeiros palcos com o melhor em exposições e instalações. Confira.
Na segunda-feira, 13 de março, dia da abertura oficial do BOOMSPDESIGN, os holofotes se viram todos para o Terraço COPAN, que até o dia 18 recebe visitantes diariamente das 12h às 20h, para conferir um verdadeiro show de inspiração com:
Baccarat, com dois lustres da coleção Vintage.
Bypoli e o lançamento das mesas e banquetas da designer Lu Guimarães, além dos vasos assinados por Enzo Sobocinski
Club&Casa Design e o lançamento da revista homônima com matéria e capa com Francesco Maccapani Missoni, além de brunches com VIPs profissionais de todo o Brasil.
Fani Metais numa instalação com interferência em seus produtos criadas pelos designers Amir Slama, Artur Slama, Pedro Luis de Marqui, Carol Gay, Maluf&Ferraz, Lattoog e curadoria de Paula Leme.
IDEA10 mostra 4 obras em espelho do designer Francesco Maccapani Missoni e uma instalação com 21 painéis adesivados no vidro, formando uma espécie de vitral.
Kennedy Bahia e um mix de tapeçarias vintage, gravuras e porcelanas do artista plástico chinelo radicado no Estado do axé.
MUSH Eco e seus inusitados produtos feitos a partir de micélios, estruturas microscópicas utilizadas para produzir materiais poderosos, biodegradáveis, sustentáveis e disruptivos, tecnologia que também servirá de base para o BOOMZINHO.
Natuzzi, com a Re-Vive, mais icônica poltrona da marca, que será customizada pela artista plástica Tina Gomes, in loco, durante o evento de abertura do BOOMSPDESIGN, no dia 13 de março.
St James e sua aclamada bandeja com cavalete, que será customizada pelo Designer do Ano do BOOMSPDESIGN 2023, o italiano Francesco Maccapani Missoni.
Tapecouro, com o lançamento do tapete e pufe produzido em couro e com design de Francesco Maccapani Missoni.
A Exposição Coletivo DESIGN 2x2, promete se destacar com muito trabalho autoral, parcerias de peso e um olhar todo especial sobre o design. Quem são eles:
Barrieu Wood Design, com seu design autoral de móveis e peças decorativas em madeiras, exclusivas e feitas artesanalmente. Além do lançamento de uma mesa de centro, peças criadas de madeira de descartes estarão expostas.
Bordadeiras 9 de Julho e a artista plástica Thereza Salazar, numa parceria que resultou num imenso painel chamado Projeto Ocupação ‘Borboletas’, que remete “a ideia de metamorfose, efemeridade, beleza e renovação “, revela Salazar.
Campos Elíseos no BOOMSPDESIGN chega com três ateliês e curadoria de Humbsz – o Quimera, compostos por uma diversidade de artistas que desenvolve arte abstrata e será representado por Ciro Schu, Diego SantoVito e Dedé; o Prisma Galpão, coletivo com foco em práticas artísticas e pesquisa no campo da arte contemporânea e que leva Juan Pablo Mapeto, Julio Vieira, Vinicius Targa, Diego Farias e Anna; e Barão, coletivo de arte contemporânea e espaço cultural, que terá André Brunharo, Erica Mizutani e Eymard Ribeiro na linha de frente da exposição.
Daniel Coutinho apresentará uma seu Banco Gêmeos.
Desape, projeto de desapegar e vender obras de arte do mercado secundário desenvolvido pela curadora Rita Barbosa, mostrará uma tapeçaria de grandes proporções do francês Jacques Douchez.
Eduardo Verderame mostra obras produzidas em vinil de grandes dimensões.
Enzo Sobocinski expões 6 cadeiras autorais apresentadas na última edição do BOOMSPDESIGN.
Fabricio Ronca leva peça desenvolvida em parceria com a Polydesign.
Filipe Lima enaltece o DNA moveleiro mineiro tradicional e mostrará dois bancos repletos de força e exuberância.
Jaildo Lima leva peça desenvolvida em parceria com a Polydesign.
Ju Amora, que tem seu ateliê na icônica Galeria Metrópole, leva para a exposição um trabalho com paleta de cores marcantes e elementos da arte botânica em bancos.
Liara apresenta quadros e esculturas em papel.
Lu Barros mostra suas peças produzidas em vidro e bronze.
Na Gaveta estará presente com uma instalação completa e um convite para os visitantes ‘passar por lá e quiçá abrir essa gaveta de fusões artísticas ‘.
Paiol e a instalação ‘De pai pra filho nas águas de Yemanjá’.
Regina Silveira e Renata Meirelles mostram a série ‘Roller’, resultado de uma parceria entre a artista plástica e a designer para criação de uma coleção limitada de peças de joalheria contemporânea.
Rodrigo Navarro Martins leva o projeto ‘Metamorfose’, inspirado em vestidos de alta costura criados por ele na década passada.
Ronaldo Mangabeira mostrará obras de arte física e NFTs desenvolvidas a partir de IA.
Sogra do Luiz pela autodidata Beth Galhardo mostrará coleção de vasos ‘Abra a Mente’, com vãos em forma de cabeças produzidas em concreto.
Superlimão apresenta a Cadeira nº6, que surge no desenvolvimento de uma coleção de mobiliários de área externa propondo peças resistentes, leves e de uso versátil. A trama simples e prática do vai e vem das linhas serviu de inspiração, porém nesse novo desenho utilizam fibras sintéticas mais resistentes e uma estrutura em alumínio otimizada, composta por 6 arcos que se estruturam o que possibilita um desenho limpo e com uso em área externa.
Thereza Salazar mostra ‘Fogo Cruzado’, obra que provocou o diálogo com as Bordadeiras da Ocupação 09 de Julho.
Tina Gomes, mulher periférica da Cidade Tiradentes e com obras fotográficas onde suas filhas são as modelos.
Vinicius Cabral e suas esculturas de musas e peixes, com forte influência do sertão baiano.
Serviço: