Publicado em 26/02/2018

Atriz Margarida Baird em cena como Maria Madalena

ensaio 3.jpg

A controversa figura de Maria Madalena será representada pela atriz Margarida Baird, em monólogo que estreia dia 8 de março, no Círculo Artístico Teodora

A história de Maria Madalena, uma das personagens bíblicas mais controversas, que foi de alvo de apedrejamentos a discípula de Jesus, é o fio condutor do monólogo Maria, a Madalena - que a atriz Margarid Baird estreia dia 8 de março, no Círculo Artístico Teodora, em Florianópolis. Inspirada em um dos nove contos do livro “Fogos”, obra da escritora francesa Marguerite Yourcenar, a peça baseia-se no desespero e na busca de Madalena pela redenção. “São cenas de muito peso emocional, onde ela destila toda sua mágoa causada pelo estigma de ser considerada uma prostituta e também ao lembrar seu amor por um homem que a abandonou por Deus,” detalha Margarida.

Uma mistura de sensações e acontecimentos marcaram a atriz em uma viagem feita à região de Avalon (Inglaterra) no ano passado, o que despertou o desejo de levar a vida de Maria Madalena aos palcos. “Tudo surgiu por conta de uma vontade de eu estar em cena novamente, de dois sonhos muito significativos que tive, de um papo estimulante com um amigo e da viagem que fiz em 2017 para Glastonbury, Avalon. Lá, encontrei resíduos muito fortes da presença de Maria Madalena e de José de Arimatéia, que me levaram a um mergulho nas inúmeras versões sobre a vida dessa mulher,” relembra. Nos 50 minutos do espetáculo comandado pela diretora teatral Brígida Miranda, o público poderá conferir toda a força cênica que a história de Maria Madalena exige. “Representarei o arquétipo de uma mulher relegada ao exílio no inconsciente coletivo e, mesmo assim, sobrevivendo, se fazendo presente, resistente”, desafia  Margarida.

Vaquinha - Para conseguir levar Maria, a Madalena aos palcos, a escolha foi por angariar recursos pelo portal de financiamento coletivo Catarse. Quem quiser colaborar é só acessar o endereço goo.gl/ziVHqE e ajudar a colocar esta história no palco. “Queremos despertar no espectador a reflexão de que o papel das mulheres na Igreja primitiva e na sociedade era importante e esta visão precisa ser recuperada,” opina a protagonista.

 

Serviço:

O quê: Peça teatral “Maria, a Madalena”

Quando:  8, 9 e 10 de março e 15, 16 e 17 de março de 2018

Horário: 19h30min

Local: Círculo Artístico Teodora - Servidão do Cravo Branco, 236 Campeche, Florianópolis

Valor: R$ 20,00 (meia) e R$ 40,00 (inteira)