Quem empreende, sabe: não é fácil tocar o próprio negócio. A sensação de estar sempre equilibrando pratos pode ser exaustiva. Pensando nisso, a última masterclass do Arq Design, a formação continuada oferecida em parceria entre o Shopping Casa & Design e a Univali, trouxe o professor Ricardo Meira para falar sobre gestão de escritórios.
Graduado, mestre e doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela UnB, Ricardo coordena a pós EAD em Gestão de Escritórios de Arquitetura do IPOG. Sua expertise vem dos estudos, mas também da práxis, afinal, o empreendedor toca o próprio escritório há mais de 20 anos. E foi ao notar que os profissionais da área tendem a saber muito pouco sobre gestão, que há 9 anos ele decidiu percorrer o país dando aulas “sobre a vida real” para profissionais de arquitetura, design e engenharia.
Confira a seguir algumas dicas que Ricardo apresentou:
Seja quem você é
Baseado no preceito de que a vida é perfeitamente imprevisível, o professor sugere que o profissional assuma quem é, com todas as suas nuances, na hora de conquistar os clientes. Para ele, a combinação de “papo reto, franqueza, vida real e problemas reais” são uma excelente maneira de conquistar clientes ideais, de maneira empática e honesta. Afinal, a verdade vende - e vende para quem queremos vender.
Fake it till you make it
Mesmo que o seu escritório seja pequeno, a famosa “eupresa”, ele aconselha que se haja com audácia e pensando grande. Que o mais importante é como a empresa se parece para o seu público. O conselho parece contraditório com o anterior, em que ele indica que o profissional seja o mais honesto possível com o cliente, mas é aí que entra a sabedoria: haja com o profissionalismo de uma empresa que já alcançou enormes triunfos, mas sem mentir sobre as questões principais de quem se é.
Assim você passa profissionalismo para o seu cliente, unindo autoconfiança com honestidade e aumentando as chances de encontrar clientes realmente alinhados com a sua maneira de trabalhar.
Qualquer plano é melhor do que nenhum
Para unir o profissionalismo com a honestidade, é fundamental ter um plano. Ricardo recomenda que você comece o seu plano fazendo perguntas essenciais, como:
-
Para onde quero ir?
-
Em quanto tempo?
-
Quanto vai custar?
-
Quem vai ajudar?
-
Como vou fazer?
-
Para quem vou vender?
É por meio desse tipo de reflexão que podemos traçar um plano realmente conectado ao que almejamos e não apenas aquilo que parece ser o correto. Mesmo que as coisas não saiam exatamente como desejado, ele garante: qualquer plano é melhor do que nenhum.
Cobrar por hora é uma cilada (e por metro quadrado também)
Fazer bons orçamentos é fundamental para a saúde do empreendimento, bem como das pessoas envolvidas no processo. Meira afirma, categoricamente, que um dos métodos mais comuns para orçar projetos, o cálculo por horas trabalhadas, é um grande erro. O mesmo vale para orçamentos feitos com base na quantidade de metros quadrados que serão projetados.
Isso porque, encontrar o custo da hora do seu escritório é apenas um dos passos para se precificar corretamente, garantindo apenas o custeio do trabalho. Porém, é importante ajustar esse preço a outros critérios, como o que é normalmente cobrado pelo mercado e, principalmente, ao valor que esse serviço irá agregar na vida desse cliente.
Ou seja, formar o preço pelo valor que o cliente percebe é enxergar o preço sob a ótica mais importante: a do cliente. Claro que, para isso, é preciso que esse valor também atenda as necessidades do profissional, fechando o desejado ‘match’ do bom negócio.
Continue se divertindo
O bom humor do palestrante demonstrou que é preciso se lembrar, com frequência, do porquê escolhemos trabalhar com a área de criação e arquitetura. Ele enfatizou que a jornada é mais importante do que apenas focar em alcançar metas e objetivos. Portanto, se você sentir que não está mais se divertindo, que tal reavaliar suas intenções e buscar projetos mais conectados com a sua visão de mundo?
Verdade seja dita, além das ótimas dicas de gestão, Ricardo fez o público refletir sobre o impacto do trabalho que fazemos, tanto no âmbito pessoal, quanto para os clientes atendidos. Um almejado sopro de leveza nessa área que é tão importante em nossas vidas.
Texto: Naiara Lima para Casa de la Gracia Comunica
Foto: divulgação