Publicado em 14/06/2018

Aconchego e personalidade definem o pub do hotel

trio1.jpg

O nome do ambiente demonstra toda a sua pluralidade: The Pub "Do Jazz ao Rock". Estreantes na CasaCor SC/Itapema 2018, as arquitetas Juliane Gasparin, Mariana Marchiori e Tatyana Müller, criaram um projeto com linhas contemporâneas permeadas por toques de tradição. Essas pinceladas podem ser vistas em elementos bem comuns em pubs ingleses, como couro em capitonê, madeira maciça e tijolinhos aparentes, entre outros detalhes. Com aproximadamente 270 m2, o espaço conta com dois acessos: um externo e outro voltado para o boulevard do tradicional hotel Plaza Itapema. Este último é um dos pontos focais do ambiente, pois ganhou iluminação feita com barras de LED (que lembram o teclado de um piano). Paredes duplas isolam a área, com capacidade para receber até 200 pessoas. Há cinco divisões no total: hall superior, salão principal, hall inferior, banheiro feminino e banheiro masculino, todos bem delimitados.

Sóbria, a paleta de cores é marcada pela mistura de preto e cinza, tons que podem ser vistos no piso e nos painéis de MDF da Berneck - o "Cinamomo" e o “Nero Rust” - instalado atrás do sofá. Tijolinhos alaranjados dão um toque de frescor à composição. O material foi aplicado quase que na totalidade do ambiente, porém a partir de uma técnica conhecida como junta seca. Ela garante uma versão menos rústica do que o habitual, uma vez que não há rejunte aparente. A cor desse revestimento e também o padrão da madeira usado no forro e nos painéis tiveram um papel fundamental: orientaram a escolha dos tecidos – couro nas versões whisky, que é o marrom mais clássico, e o preto.

 

_MG_7852-HDR.jpg

Como não poderia faltar em um típico pub inglês, a madeira reveste colunas, teto e também as laterais da escada. Já a vegetação tem outro papel, não menos importante, na composição: o de contrastar com o cenário, criando um clima mais aconchegante, relacionando-se assim ao tema da Mostra, "Casa Viva". As arquitetas definem a combinação como “urbana tropical”. Clássico, o mobiliário segue a mesma proposta, com elementos em preto e cinza. O piso mais claro (em dois tons de cinza) é a base para essa mistura. Sua paginação é em “espinha de peixe”, ou seja, as réguas foram aplicadas intercaladas e são complementadas com os tapetes (que apresentam estampas com formatos semelhantes). Todos os detalhes são evidenciados por uma iluminação bem presente, porém sutil.

_MG_7856-HDR.jpg

“O objetivo foi criar uma atmosfera intimista. Usamos lâmpadas de filamento e spots direcionados”, explicou Tatyana. Pelas paredes, pura arte! As arquitetas convidaram o artista Marcelo Urizar para retratar grandes nomes do jazz e do rock, mistura que dá nome ao local. O espaço criado para a mostra será mantido como uma das áreas de lazer do hotel, mesmo após o encerramento da CasaCor.

Fotos: Rudi Razador

Texto: Juliana Duarte - jornalista especialista nos setores de arquitetura, design e decoração e colaboradora especial da Casa de la Gracia Comunica