Publicado em 30/01/2023

A Crítica de Arte para quem quer ampliar conhecimentos

ied.jpg
IED apresenta o novo curso de pós-graduação - Crítica de arte

As representações artísticas nos oferecem elementos que facilitam a compreensão da história em cada período de nossa existência. Para quem quer desenvolver um novo olhar, o IED apresenta seu novo curso de pós-graduação. Diante de fatos recentes sobre os ataques contra obras de arte, o Istituto Europeo di Design (IED) reforça a importância do olhar e reconhecimento da arte, sua forma de interpretação dos sentimentos, ideias, ações e manifestações do homem.

A crítica possui um grande peso sobre os processos de interpretação de obras de arte, tanto da perspectiva da semiótica quanto da história, cultura, política e filosofia. A obra de arte, como processo e produto de uma linguagem específica – a artística, encontra-se inserida no círculo de reflexões canônicas e sociais da arte, assim como no mercado de consumo, sendo dependente destes mecanismos, que são inter-relacionados.

O curso Crítica de Arte também é focado na investigação de estilos, bem como na relação entre estudos da arte com outras linguagens e campos do saber ligados às esferas da sociologia e design. Entender a importância da crítica dentro do mercado da arte é o primeiro passo para se obter uma formação mais ampla nessa área, para quem quer trabalhar como crítico(a) de arte ou em áreas correlatas. 

*O curso Crítica de Arte faz parte da Pós-graduação em Crítica, Curadoria e Mercado de Arte, dividida em três módulos: Crítica de Arte, Curadoria de Arte e Mercado de Arte. Ao finalizar os três e cumprir os critérios acadêmicos, o(a) aluno(a) também recebe o certificado de pós-graduado.

Metodologia e estrutura: O estudo se inicia a partir de um problema que afeta o aluno dentro do campo da crítica de arte. Ao longo do curso, ele obterá compreensões que possibilitam a construção de respostas para solucioná-lo. A metodologia traduz objetivos do curso, valoriza e desenvolve a autonomia, criatividade e visão estratégica dos estudantes, bem como o seu percurso formativo, propondo oportunidades de adequação das aprendizagens com a tutoria de especialistas.

O IED acredita em uma formação profissional completa, por isso a gestão do saber, saber fazer e saber ser nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), inteligência criativa (prática) e inteligência emocional (dimensão humana).

Para quem é? O conhecimento que a crítica de arte traz, permite a ampliação da visão para designers de moda, designers de produto e estratégico, assim como profissionais de educação, ciências humanas, comunicação (publicitários e jornalistas), criativos e até mesmo arquitetos e decoradores. Para críticos de arte, o curso oferece a possibilidade de atualização de repertório, com discussões de multilinguagens, poética contemporânea, arte eletrônica, ideal para ampliar horizontes. O profissional que atua em exposições e mostras de arte também precisa do conhecimento sobre artistas contemporâneos para saber quais nomes correspondem às narrativas expostas e quais representam bons investimentos financeiros.

Disciplinas: O curso Crítica de Arte aborda teoria e prática da história da arte em uma perspectiva dinâmica que valoriza o diálogo com a contemporaneidade e uma perspectiva crítica sobre a diversidade do patrimônio cultural. Os temas abordarão a produção do discurso crítico nas artes, relações entre a crítica e diferentes contextos, conceitos e atitudes, problematização, idealização, percursos, investigação, autoria e a multissemioticidade das artes.

Grade Curricular Crítica Da Arte

  • Projeto Integrado 1 - A Título de Introdução ou O Design da Crítica das Artes (3h)
  • Prazeres e Incômodos da Experiência Estética das Artes (18h)
  • Projeto Integrado 2 - Caminhar ou uma Experiência de Observação (3h)
  • Processos de Interpretação e Compreensão da Obra de Arte (18h)
  • Artes: História, Patrimônio e Sociedade (18h)
  • Projeto Integrado 3 - A Produção do Discurso Crítico nas Artes (3h)

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes. O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

 

Texto e assessoria: Andrea Fambrini/Compor Comunicação